A lenda do bolo rei


Quando os Reis Magos foram visitar o Menino Jesus, perto da gruta onde estava o menino, os Reis Magos tiveram uma discussão para saber qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes.

Um artesão que por ali passava assistiu à conversa e propôs uma solução para o problema, de maneira a ficarem todos satisfeitos. O artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa. Depois de cozido repartiu o bolo em três partes e aquele a quem saísse a fava seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino.

Assim ficou conhecido pelo nome de Bolo Rei e como tinha sido feito para escolher um rei passou a usar-se como doce de Natal.

Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra e o aroma, o incenso.



No dia de Reis recordamos os três Reis Magos, Sábios do Oriente que vieram desde as suas terras até à humilde gruta de Belém, sempre seguindo uma estrela diferentes das outras.

Montados em seus camelos, eles procuravam um Menino que sabiam ser o Salvador do Mundo, para O adorarem e Lhe oferecerem as prendas que traziam: ouro, incenso e mirra.

Um chamava-se Gaspar, que significa "o que vai com amor"; o outro chamava-se Belchior, que significa "o que vai suavemente"; e o terceiro chamava-se Baltasar, que significa "o que obedece à vontade de Deus, humildemente".

No Dia de Reis, é importante oferecermos nós também uma simples prenda a quem amamos.

Não é preciso darmos coisas caras ou complicadas.

Uma flor do campo, um desenho, um beijo, um sorriso... talvez sejam as prendas que os nossos pais, ou os nossos avós, ou os nossos amigos mais apreciem.

Há pequeninos gestos de ternura que dizem mais do que todas as palavras do mundo.

Hummmm.........com isto tudo deu uma vontade de comer uma fatia de bolo rei!
São servidos??????????????

Comentários

Mariah disse…
também é dia de desmontar a árvore e guardar o "natal" dentro das caixinhas até o próximo ano!
maria teresa disse…
Aprender até morrer...
Não gosto de bolo-rei mas obrigada!
Abracinho
Secreta disse…
Eu por acaso não gosto , mas... bom apetite!
:)
Pensador disse…
Não conhecia a lenda. Ou o costume de ofertar algo neste dia. Para mim, era apenas o dia de encaixotar os enfeites de natal.
Um beijo e um uivo!
Moonlight,

Aqui na minha região não é tradição as Folias de Reis, mas em muitas cidades do país ainda é, peincipalmente no nordeste.

Eu me lembro, eu tinha uns quatro anos quando fomos visitados pelos cantadores. Não me lembro das músicas, mas das roupas coloridas que eles usavam.

Eu vou aceitar um pedaço de bolo. Eu não dispenso em nenhuma ocasião. Gosto de bolo com refrigerante.

Um beijo!
Alcides
Amiga do Cafa disse…
Moonlight,
também fiquei com vontade de comer um pedacinho do bolo. Hummmm , a foto está apetitosa.
Pois é...quando ao presente, é verdade , ás vezes um carinho, uma palavra, um sorriso é o que alguém precisa para melhorar o dia, o humor e até a vida.
Uma palavra de carinho salva uma vida !
É do que precisamos.

Muita energia positiva pra você.

bj
Amiga do Cafa disse…
ERRATA : Digo : " Quanto ao presente..."
rui disse…
Moonlight..Minha amiga obrigada pelo teu comentário notei que Tu gostastes-te mesmo..é defacto um conjunto bonito Sim..obrigada pelo carinho.
Agora vamos aqui ao Teu bolo Rei
vao te contar aqui em casa entra tres bolos reis por ano..mas nunca azeda desaparece num estante e digo-te que até sao grandes..todos nos gostamos e no NATAL PASSAGEM DO ANO E REIS..aqui tambem conseguimos comprar porque existe uma pasteria portuguesa que os confeciona..
Fizeste bem em contar a lenda..
seja verdade ou mentira é um excelente bolo..uns gostam outros nao mas deve haver muito mais a gostarem por certo......
Pronto te desejo tudo bom para Ti
segunda feira comeco uma nova Vida
que espero que tudo me corra bem ..
e para Ti te desejo tudo bom

um beijinho do tamanho do Mundo
Rui

(troco um monte enorme de neve por uma hora de Sol.se souberes de alguem diz.......)
rui disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Brisa Nordeste disse…
Eu quero!...rs

Desejo tudo que de mais maravilhoso que possa haver, para você neste Ano Novo.

Beijos!

Mensagens populares deste blogue

Insónia

Historia XIII